Sexta-feira, 19 de Setembro de 2008
Há alguns anos, quando entrei na Universidade, tive a sorte de ter como mestre de Direito Constitucional o célebre Pedro Lomba. Um dia, numa aula, disse-me que eu tinha um blog... admito que fiquei surpreso. Agora já sei para que serve o technoratti!
Deixo-vos um texto publicado pelo Professor, no Diário Económico. Vale apena ler! Se por aqui aparecer, seja bem-vindo! Um abraço

"A aprendizagem do ofício
Sei que a podologia não está na lista de interesses dos leitores do Diário Económico. Compreendo-os."

Pedro Lomba


"Na semana passada deu-me para parar em Coimbra em viagem para o norte. Almocei e entrei depois ao acaso numa sapataria para experimentar uns sapatos que tinha visto através da montra. Pedi ao empregado o número 42. Não sou um homem de grande pé. Vi depois o empregado regressar com três caixas. Como é costume, sentei-me. Corremos os modelos todos e, após um instante de observação, o empregado fez-me um complexo diagnóstico podológico. Que eu tinha uns pés altos e ligeiramente cavos e mais não sei o quê e com um calcanhar retraído e com tendência para curvar para dentro quando ando. Bom, chega de pormenores. Ficámos ali uns minutos a debater um tema que eu pensava ser só do agrado de certo tipo de “fetichistas”. Aconselhou-me outro par que de facto me pareceu melhor. E fiquei a ouvi-lo. Eu sei que a podologia não está na lista de interesses dos leitores do “Diário Económico”. Compreendo-os. Mas calma que não é isso: num tempo que impõe o conhecimento e a competência no trabalho, vejam que eu tinha à minha frente um homem notoriamente conhecedor e competente no que fazia. Não era um especialista em bolsas, energias renováveis ou direito comercial. Mas era um vendedor de sapatos que aparentava saber tudo sobre formas de pés, solas, calcanhares, ergonomias e a diferença que nunca me ocorreu na vida entre pés cavos e pés neutros. Perguntei-lhe, intrigado, como é que ele tinha adquirido toda essa sapiência. Disse-me que aprendera por aí a “ler coisas”, na “Internet” e num “livro” que o cunhado lhe “trouxe de Londres”. Um dia percebeu que os clientes, sobretudo as mulheres, sorviam com atenção tudo o que ele lhes dizia sobre a anatomia do pé na sua relação com o sapato. Percebeu que podia melhorar a sua cultura geral em benefício das vendas. O patrão, dono da sapataria, acabou por chegar a um acordo com ele nos seguintes termos. Se a loja vendesse todos os meses acima de um objectivo estimado ele recebia um prémio. Apesar da crise, no mês passado tinha conseguido levar mais 100 euros para casa. Já houve meses em que levou menos e outros em que não levou nada. Mas no melhor mês conseguiu arrecadar 200 euros. Ao ouvi-lo, lembrei-me das vezes em que me desloco a um sítio para adquirir um serviço ou uma comodidade (pode ser comprar um livro, adquirir um electrodoméstico ou celebrar um contrato) e fico com a impressão de que quem me atende não faz a menor ideia de como me aconselhar. É como se eu próprio tivesse do outro lado a tentar responder às minhas próprias perguntas.Este homem era o oposto. Não sei se tinha mesmo interesse no que fazia. Não perguntei. Mas havia nele algo profundamente moral: tinha um trabalho e queria executá-lo o melhor que podia e sabia. Obviamente, comprei os sapatos."


publicado por José Baptista às 00:56 | link do post | comentar

mais sobre mim
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Apresentação Candidatura ...

www.dyonysyo.com

Comunicado JSD Entroncame...

Cheguei ao Twitter!

Porta 65 Jovem

Salário Minimo Nacional, ...

PORTUGAL DE VERDADE

A maior festa desta CAMPA...

Manuela Ferreira Leite co...

Os Políticos

arquivos

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

tags

...

barack obama

barroso

barroso; recondução barroso na comunidad

cartoon

cavaco silva; adesão turquia à ue

dama de ferro

desmeprego; psd

director de escola

dyonysyo.com

economia

educação

eleições

eleições 2009

escola secundária do entroncamento

façamos de conta

felícia cabrita

ferreira leite

ferreira leite; psd; pme; eleições

freeport

freitas do amaral

ifsc

inflação

jacinta

josé sócrates

jsd entroncamento

liga-te@europa; festa da juventude; ence

lista psd europeias

lopes da mota; eurojust;

luta contra o cancro

manuela ferreira leite; eleições europei

marcha atrás

maria teresa azóia

mfl; verdade

ministério público; procuradoras; report

música

paulo rangel

pedro dionisio

pinócrates

porta 65; arrendamento jovem

portugal de verdade

prémio excelência europeia 2009; abstenç

psd 09

psd entroncamento

qren; silva peneda;

ranking televisivo

reabertura

salário minimo nacional

tese jusnaturalista

twitter; vício

vital moreira; destemido; medroso

white house

todas as tags

links
Passaram por cá...
blogs SAPO
subscrever feeds